quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As tecnologias de infomação e comunicação


Por aderito boavida Timane
docente: dr. Horácio Zimba

As tecnologias de infomação e comunicação

Na actualidade em que vivemos, a palavra TIC tem ganho uma adequacão em quase toda ramo de saber.
Apesar da sua gama popularidade, não foi uma conquista de ontem. Historicamente fala-se dos chineses como enventores do papel, contudo, o advento da imprensa pelo Johann Gutenberg (1450), impulsionou esta nova forma glabalizada de estar do mundo. Dai, grandes descobertas caracterizaram o actual perfil da sociedade actual, poque não, da informação.

As Tecnologias de Informação e Comunicação, segundo as define Sousa (1997:2) são o “conjunto de conhecimentos, reflectidos quer em equipamentos e programas, quer na sua criação e utilização a nível pessoal e empresarial”. Por seu turno, Arellano (2001) prefere distinguir as TI das TIC. Para o Autor, o primeiro termo designa  o conjunto de processo de tratamento e contrlo de informação processados electronicamente. Já o segundo, seria, segundo concebe, o conjunto de processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, articulados com os processos de transmisão da informação.

Genericamente, qualquer que seja a tecnologia, seja em que suporte for, independentimente da dimensão e natureza do seu processamento, ela visa ao fim e ao cabo, reduzir as distâncias e ou facilitar o trabalho que antes era estritamente gerado a partir do esforco físico humano. De entre varias tecnologias, destaca-se o computador Iternet, CDs r DVDs, disquetes, cartoes de memoria, pendrives, zipdrives    celulares, TV por antena parabólica, correio eletronico entre outras. Dos refiridos acima, o computador, atraves de programas de softwere super-evoluídos desenvolveu-se uma nova área de saber na década de 60, a Informática. Ela deriva, segundo o esquema de Maria Fernandes (2006) da informação + automática = informática, listando o computador no cerne da produtividade humana.

Com efeito, é de entender que tudo quanto é revolução, pressupõe certa evolução. A máquina a vapor, resultante da revolução inglesa é o exemplo disso. Até mesmo as grandes sequelas que uma guerra de proporção mundial como foram as 1ª e 2ª  guerras mundiais, foram determinantes para surgimento do computador.

Para alguns pensadores, a expressão TIC, ganha ímpecto na terceira fase da revolução informacional, isto é, "Revolução Telemática", na segunda metade da década de 70. aliás, essa altura conscide com o  desenvolmento teórico de algumas novas ciências, de entre elas, a Ciência da Informação.

Pese embora,  o surgimento nos anos de 50, do transistor, considerado uma das maiores descobertas  da história moderna uma vez que muito revolucionou os computadores e equipamentos eletrônicos, possibilitou a produção em enormes quantidades de informcação usando técnicas simples.

A rapidez de evolução tecnológica ocorreu, segundo Schreiber et al. (2002), em vista da necessidade de tecnologias padronizadas e eficientes na melhoria da qualidade dos processos e de modelos práticos e ágeis. O autor destaca dois elementos-chave na rápida evolução ; o rápido crescimento da rede mundial de computadores “world wide web (www)”, que estabeleceu uma infra-estrutura de compartilhamento do conhecimento, o que serviu de suporte para a sustentabilidade das unidades de informação na facilitação de armazenamento e recuperação rápida da informação e, a tomada da informçãoo como elemento económico, portanto, determinante para o progresso empresarial.
Nessa altura, a tecnologia dentro das unidades de informaçãoo já consistia em processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, fundamentalmente através de meios electrónicos. Os processos de tratamento da informação estão essencialmente ligados à Informática repondendo, às necessidades do usuário conforme constanta Arellano (2001),
As tecnologias da informação e seu impacto em todas as áreas da sociedade têm produzido a necessidade de se obter informação útil e relevante via fontes de informação especializadas, ou seja, aquelas reconhecidas pelos seus métodos para encontrar, selecionar e difundir informação. As unidades de informação estão sendo designadas para cumprir essa função, por serem sistemas de informação que facilitam o acesso simples e efetivo a recursos de informação on-line.

No actual mercado de trabalho o crescimento das produtividade é determinado de forma significativa pelo investimento no sector das TICs. Com a internet, vemos o mundo mais único globalizado, circusncrito e condicionado pela pelo valor da informacao processada pelas tecnologias. Estamos a falar da sociedade da informacao caracterizada pela globalidade dos servicos operacionados pelas tecnologias ditas inteligentes, configuram a estrutura  geográfica e pensante de modo de estar do mundo.
A expressao sociedade da informacao, é a prova de que dependemos tanto das tecnologias de informação e comunicação quanto da própria informação, pois, (CORRÊA, 2004) possibilitam a conexão mundial via rede de computadores, promovendo alterações significativas na base material da sociedade, pelo uso crescente de redes como a Internet.

Diante desse quadro, a integração do sistemas computacionais em Unidades de Informção vé-se com significante vantagem. Elas vieram na verdade flexiblizar o processamento da gestão de informação, mercé da capacidade dos computadores, aliados aos mais sufisticados hardweres, em facilitar o armazenamento, indexação e recuperação rápida da informação. Contrariamente com o que asistia-se no período anterior a primeira metade do século passado.

Cabe-nos reconhecer que a TIC, iram nos impôr um estudo continuado dada a sua caracteristica mutativamente evolutiva. Aquilo que se chamava NTICs ontem, hoje perde valor expressivo quanto podera ser um risco cosiderarmos as recentes máquinas e ou versões de computadores como NTICs. 


fonte: CORRÊA, Cybthia Harumy Watanabe. Comunidades Virtuais gerando identidades na
 sociedade em          rede. Universiabrasil.net.   
 Disponível   em: http://www.universiabrasil.net/materia_imp.jsp?id=4391>. Acesso em: 17/07/2010.

Disponível em: portaldasartesgraficas.com/ficheiros/tic.ppt. Acessado em 14/08/10



Nenhum comentário:

Postar um comentário