quinta-feira, 30 de setembro de 2010

tic

aderito boavida
A partir da década de 50 notou-se um nível mais evoluído de computadores. Com Wilkes, se projectou um computador a três níveis, a fim de se simplificar hardwere com grande capacidade de armazenamento de informação. Trata-se da segunda geração de comptudores (1956 - 1963) impulsionada pela invenção do transistor (1948) e em 1956 já se produziam computadores com tecnologia excepcional. Apareceram também os modernos dispositivos, tais como as impressoras, as fitas magnéticas, os discos para armazenamento, etc.
Os computadores passaram a ter um desenvolvimento rápido, impulsionados
Com as tecnologias LSI, VLSI e ULSI abrigam milhões de componentes electrónicos em um pequeno espaço ou chip, iniciando a quarta geração, que vem até os dias de hoje.
Os actuais avanços em pesquisa e o projecto de novas tecnologias para os computadores estão possibilitando o surgimento da quinta geração.
A partir daí a evolução do hardware avança juntamente com as novas descobertas científicas: aparecimento dos transístores, barramento de dados, é exemplos disso.
Em conjunto um leque de programas mantidos no computador
Nos anos 70 surgiram os super-computadores, máquinas que inovaram na arquitectura. .
Do minicomputador para o computador pessoal foi somente um passo, e no início da década de 1980 apareceram os primeiros PC's. Ainda nos anos de 1980 apareceram as chamadas arquitecturas RISC (Reduced Instruction Set Code), com a promessa de ganho de desempenho pela eliminação do conceito de micro-programa.
O conjunto de sistemas aliados a evolução das linhas de processadores sistematizou as operacionalidades das actividades em unidades de informação. O homem passa a adoptar faempresa como a Intel servem para refletir a evolução da indústria dos computadores em um determinado período. Como destaque podem-se citar o MS-DOS, o OS/2 e o UNIX. Especialmente este último, que surgiu como fruto dos trabalhos de um engenheiro da Bell Labs, Ken Thompson, foi popularizado nos meios universitários que usavam computadores PDP-11/45, durante a década de 1970. A palavra UNIX espalhou-se rapidamente por todo o mundo e no início de 1980 este sistema operacional estava disponível em mais máquinas do que qualquer outro sistema operacional da época, continuando hoje ainda a ser amplamente utilizado.
A mais nova arquitetura, que determinou a mais recente evolução da Computação foi o resultado da rápida convergência das tecnologias de comunicações de dados, telecomunicações e a própria informática. É a Internet, ou modelo computacional baseado em uma rede, que teve sua origem nos anos da década de 1970, como um esforço do Departamento de Defesa dos EUA para conectar a sua rede experimental, chamada ARPAnet, a várias outras redes de rádio e satélites. Espalhou-se logo em seguida nos meios acadêmicos e está bastante popularizada.
Em 1847 foi criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole. Três décadas depois um norte-americano criou um processo de dados electromecânico.

Meio século mais tarde, nos Estados Unidos, um engenheiro desenvolveu um computador usando válvulas de rádio.

Em 1946 é criado o Eniac, o primeiro computador electrónico, que foi elaborado para servir os interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial, já que ajudava na realização de cálculos para desenvolver a bomba atómica.

Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro
computador que utiliza transitores.

Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projectou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.

Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company.

Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática.

Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.

Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a
internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.
com este sistema, o mundo vê-se mais aberto aos meios de comunicação não só sofisticados, mas também diversificados em que, alguns oferecem uma funcionalidade mais simples e de baixo custo que o outro. O Linux por exemplo, é um sistema desprovido de virux, pese em bora, apresenta suas limitações em relação aos outros que jácontam com um mercado vasto como  o Windows.
Fotne: www.ruadireita.com/informatica/.../a-historia-da-informatica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário